Clique aqui para ver o tutorial
Ao apoiar essa proposta, você contribuirá para a proteção, preservação e restituição dos bens culturais brasileiro, especialmente aqueles associados ao patrimônio arqueológico, paleontológico e etnográfico. A aprovação dessa proposta é uma forma de garantir que nosso patrimônio cultural seja valorizado e acessível a toda população. Além de possibilitar que maiores iniciativas envolvendo o patrimônio e que visem o desenvolvimento cultural, social, econômico e científico sejam realizadas.
Infelizmente, não são poucos os itens do nosso patrimônio que estão ilegalmente em museus e coleções particulares de outros países. Como não estão no Brasil, nós não temos acesso a eles para que possamos estudar, apreciar e conhecer melhor sobre nosso próprio passado. Por isso, é de grande importância que consigamos repatriar nosso patrimônio, como foi o caso recente do fóssil do Ubirajara jubatus, que finalmente retornou para sua casa no Cariri. Ao repatriar nosso patrimônio cultural, estaremos valorizando não só nossa identidade, mas também todas as esferas associadas a ele, como a ciência, educação e cultura.
A preservação desses patrimônios permite que a comunidade onde eles foram encontrados tenha acesso à cultura e ao conhecimento sobre a história da sua região. Mas não para por aí. Tendo esse acesso, as comunidades podem realizar ações que as desenvolvam socioeconomicamente, como turismo, projetos educativos e culturais, criação de museus, entre diversas outras. Portanto, ao preservar o nosso patrimônio cultural, contribuiremos para a construção de um país menos desigual e mais rico cultural, científico e socialmente.
É a partir dos bens arqueológicos, etnográficos e paleontológicos que temos acesso à enorme diversidade cultural dos povos brasileiros desde a chegada da humanidade no território brasileiro há dezenas de milhares de anos. É a partir deles que (re)descobrimos como viviam, pensavam, se relacionavam e enxergavam o mundo, recuperando e mantendo sua memória, valores, tradições, cultura e conhecimento. Além disso, por meio deles conseguimos construir novos conhecimentos que têm impactos históricos, culturais e socioeconômicos na nossa vida hoje e na de futuras gerações.
A Constituição Brasileira de 1988 define Patrimônio Cultural como todos os bens “portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.
Então se você usa algum desses serviços, você já tem o cadastro no gov.br e a senha é a mesma para todos os outros, como se fosse uma senha mestra que deixa você acessar diversos serviços públicos.Caso você ainda não use nenhum serviço desses e não tenha cadastro na plataforma gov.br, você pode criar uma conta acessando https://www.gov.br/pt-br, clicar em “Entrar com o gov.br.” no canto superior direito da tela, inserir seu CPF e seguir as instruções dadas pela plataforma.